Como colocar o Tour Virtual no seu site

1. Ter a pasta com os arquivos do Tour Virtual no seu computador como no exemplo abaixo. A quantidade e os nomes das pastas e arquivos podem variar de acordo com cada projeto.

2. Colocar as pastas e arquivos do Tour Virtual no servidor de hospedagem do site via FTP (File Transfer Protocol). Para isso recomendamos os passos abaixo:

2.1. Acessar o servidor via FTP. Você pode escolher o software de sua preferência. Nós utilizamos o FileZilla e recomendamos sempre baixar do site oficial (https://filezilla-project.org/).

Para se conectar ao seu FTP utilizando este client você precisa obter os dados de acesso ao FTP do seu site em sua empresa de hospedagem. Com os dados em mãos:

  • Abra o FIleZilla.
  • Preencha as informações de acordo com os dados da sua hospedagem:
    • Host: Host de FTP
    • Nome de usuário/login: Usuário de FTP da sua hospedagem
    • Senha: Sua senha de acesso ao FTP.
    • Porta: Você pode escolher a porta 21(FTP) ou 22 (SFTP ou SSH).
    • Depois de preencher todas as informações clique em Conexão rápida.

Tutoriais HostGator

Como usar o FTP com o FileZilla?  
https://suporte.hostgator.com.br/hc/pt-br/articles/115004464493

Como configurar o FileZilla?
https://suporte.hostgator.com.br/hc/pt-br/articles/360004880714


2.2. Após acessar o servidor via FTP será necessário escolher o local (pasta do site) para colocar os arquivos.

Opção 01: colocar as pastas e arquivos do Tour Virtual na pasta principal do site junto as demais pastas e arquivos. Dessa forma o link de acesso ao Tour Virtual ficará www.seusite.com.br/novonome.html

Para escolher o “novonome” basta renomear o arquivo “index.html” clicando com o botão direito do mouse e “Renomear”.

Por exemplo, caso seja renomeado para “tour360” ou “tourvirtual”, os links ficarão respectivamente conforme abaixo:    

  • www.seusite.com.br/tour360.html
  • ou www.seusite.com.br/tourvirtual.html

Opção 02: esta opção é mais indicada se desejar colocar as pastas e arquivos do Tour Virtual numa pasta exclusiva, para não misturar com as pastas e arquivos gerais do site. Isto pode facilitar alterações futuras ou uma melhor organização no caso de mais de um tour virtual no mesmo site.

Ao escolher o local basta clicar com o botão direito do mouse, escolher a opção “Criar pasta” e colocar o nome desejado.

Neste caso o endereço do link ficará da seguinte forma (após a finalização da transferência dos arquivos do Tour Virtual para o site/servidor): www.seusite.com.br/nomedapastacriada/index.html

O nome dado à nova pasta fará parte do link de acesso ao Tour Virtual e poderá ser nomeada da forma que julgar mais adequada. Por exemplo: 360, tourvirtual, passeio-virtual, tour360 etc.

Assim, se a pasta criada tiver o nome “tourvirtual”, o link ficará da seguinte forma: www.seusite.com.br/tourvirtual/index.html

Ou, se renomear o arquivo “index.html” para “360″, por exemplo, o link será www.seusite.com.br/tourvirtual/360.html

Note que este link ainda não irá funcionar pois a pasta do exemplo (“tourvirtual”) ainda está vazia.

2.3. Com a pasta criada no servidor é hora de colocar os arquivos do Tour Virtual dentro dela. Para isso basta arrastar todos de uma vez para a pasta criada no servidor e aguardar o fim da transferência.

O quadro em vermelho representa a janela de arquivos no seu computador. E o quadro em azul as pastas e arquivos do seu site. Para dar andamento e terminar o processo, basta acessar a pasta com os arquivos do Tour Virtual em seu computador (lado esquerdo em vermelho) e arrastar para a nova pasta do seu site no servidor (lado direito em azul). O processo leva vários minutos, mas não há problema em usar o computador para outros trabalhos durante a transferência dos arquivos.

Em alguns casos poderá aparecer um aviso durante a transferência dos arquivos e pastas como na imagem abaixo (destaque em amarelo).

Em “Ação” escolha a segunda opção: “Substituir se for mais recente”.
Depois marque a caixa de seleção “Utilizar sempre esta Ação” e OK.

Quando não houver mais “Arquivos na fila” (imagem abaixo) a transferência estará concluída.

Porém, é necessário verificar possíveis erros que costumam acontecer fazendo com que alguns arquivos deixem de ser transferidos. Para isto basta ir na aba “Transferências com falha”, identificar o(s) arquivo(s), ir no local correspondentes na pasta do computador e arrastar até a pasta correta do site no servidor, conforme imagem abaixo.

Ao término da transferência o Tour Virtual já deverá estar em funcionamento com seguinte link: www.seusite.com.br/nomedapastacriada/index.html
ou www.seusite.com.br/nomedapastacriada/novonome.html



Para colocar imagens 360º em sites WordPress

Para adicionar imagens 360º em sites WordPress é necessário baixar algum plugin como, por exemplo, o WP VR. Clicar em Plugins no painel de gerenciamento do WordPress >> Adicionar novo e fazer uma busca por palavra-chave.

Existem muitas opções e tanto nos sites dos desenvolvedores como no YouTube é possível encontrar tutoriais de como utilizá-los. O ideal é testar o mais adequado às suas necessidades e verificar se não houve alguma incompatibilidade com o site. Caso gere algum problema o plugin deve ser desinstalado e outro poderá ser testado.

No caso do plugin WP VR o próprio desenvolvedor oferece um canal no YouTube com tutorial completo.


Para colocar imagens 360º individuais existem vídeos mais simples pois o tutorial mencionado abrange a criação de Tours Virtuais com todas as possibilidades oferecidas pelo plugin PRO, que é pago.




Baixar tutorial